quinta-feira, 2 de junho de 2016

SOBRE DEUS E DEUSES

                  

                    










   Quem acredita em Deus , não acredita em deuses. Pois Deus para quem assim crê  é o único criador do universo , e não tem  colegas ou parceiros.  Esse modo de crer se chama monoteísmo ( a crença em um só Deus – seja o bíblico, o espírita , o budista ).  O termo  'deuses' só mesmo no sentido metafórico , tipo um deus menor ; pessoas que se intitulam deuses , que se posicionam  superior aos pobres mortais graças a uma inteligência , um poder que os distingue. Fãs de Eric Clapton escreviam nos muros : "Eric is God" ( Clepton é Deus ) ; viam em Eric Clapton um poder divino no seu toque de guitarra ;  muitos fãs têm seus ídolos como verdadeiros deuses e pela inteligência e poder que manifestam infinitamente superior , e certamente que tem lá seus feitos heroicos também.  Da mesma forma existem as deusas ( mulheres de relevante poder , inteligência, beleza grandiosa ). Isso certamente tem a haver com civilizações politeístas em que vários deuses coexistem e esses deuses são em forma humana. Possivelmente esses deuses gregos têm , cada um em sua gênese , algo que de fato o fizesse a ser identificado  com o aspecto com o qual está relacionado. Por exemplo: Ares é o deus da guerra porque algum fato grandioso , heroico ele patrocinou para ser considerado o deus da guerra. Certamente venceu a tantas guerras quanto participou, era forte e estrategista, etc. Porém foi um ser humano que por seus poderes e atos heroicos em relação a guerras  ficou sendo o deus da  guerra.  
                 No Brasil há um homem que heroicamente atravessou o Oceano Atlântico desde a África ao Brasil em um barquinho a remo. Isso é um fato heroico. O Almir Klink nos primórdios da civilização seria associado a um Deus , o deus do mar , que no caso é Poseidon. Certamente que esse Poseidon , sendo um homem , deve ter patrocinado algum ato de heroísmo em relação ao mar para que então ficasse sendo o deus do mar. Temos em outras culturas também deuses que são associados a um aspecto ou outro da existência. No Candomblé os orixás são deuses ; um é o deus das matas , outro do mar , etc. etc.  No hinduísmo Shiva é o deus destruidor, que destrói para criar algo novo. É o criador da Ioga. É também conhecido como o deus "transformador" ; Vixnu é o Deus responsável pela manutenção do Universo  , e assim há outros deuses mais , cada qual responsável por um ministério. Porém certamente todas essas crenças em deuses vêm de muito longe na origem e está fundamentado em demonstração de poder , força , heroísmo em relação ao ministério com o qual ficou identificado , assim como Amir Klink cruzou o oceano num barquinho. Nos tempos primordiais esse ato heroico do Amir logo o identificaria com o poder de algum deus. Certamente que Hera fez algo de muito relevante em relação às mulheres, ao casamento e ao nascimento para ser a deusa grega desse ministério , digamos assim. Certamente que Oxossi se reporta a algum poder demonstrado em relação às matas , às selvas.
               No entanto que acredita que o Universo teve um criador , não acredita que esse criador tenha agido junto a outros com os quais criaram o Universo , mas agiu , sim , sozinho , ou não seria Deus. Enquanto que esses deuses das religiões politeístas são originários de fatos heroicos , mas humanos , principalmente humanos , ainda que alguns estejam associados a animais , por razões lá que se expliquem , mas essencialmente humanos , talvez em alguns casos tendo alguns nobres animais como partícipes do heroísmo humano que fundamenta seu endeusamento.
                    Portanto quem acredita em Deus , vai sempre acreditar em um único criador do Universo e ter esses deuses do politeísmo como não deuses , mas patrocinadores de atos de força , coragem , inteligência , poder , que acabaram por os estabelecerem como referências  no campo ( ministério ) em que se destacaram. E mais ainda, esses deuses do politeísmo representam  ainda exemplos do poder do Deus verdadeiro criador do Universo , pois como diz aquele que mais próximo a Deus , ou até mesmo o próprio Deus encarnado reivindica ser , Jesus Cristo : “ nenhum poder teria sem que do céu lhe fosse dado “ . Desta forma , se desde o passado se demonstra heroísmo , força , inteligência admiráveis , surpreendentes , que distingue dos outros mortais. Se Clepton toca como toca , se Klink cruza o Oceano a barquinho , se Thor é deus do raio , seus poderes foram dados pelo Deus único e verdadeiro ; o criador do Universo ; para quem acredita em Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário