sexta-feira, 15 de abril de 2016

É O COMUNISTA UM SER SUPERIOR OU INFERIOR ?



O Comunismo é uma ideologia social, política e econômica que visa a criação de uma sociedade sem classes sociais. De acordo com esta ideologia, os meios de produção ( fábricas, fazendas, minas, etc) deixariam de ser privados, tornando-se públicos. Para Karl Marx , o idealizador do comunismo , a História se reduzia a luta de classes , de um lado os opressores e de outros os oprimidos , e numa sociedade comunista não haveria diferenças sociais , nem patrões nem empregados e assim também não haveria desigualdade social, como acontece no mundo regido pelo capitalismo onde poucos têm muitos e muitos têm pouco ou quase nada. Alguns vivem na abastança e muitos passam privações e miséria. Karl Marx foi muito perseguido por causa desse seu pensamento antiburguês , pois sua ideia mexe com o poder dos poderosos , o capital , e os coloca como grandes vilões da humanidade , explorando a mão de obra , o suor de muitos em função de enriquecimento pessoal. Por sua vez , a propaganda capitalista tratou também de propagar o comunismo como algo negativo, inimigos da liberdade de expressão , de ir e vir , que queriam tomar o dinheiro dos outros , que comiam criancinhas , etc. E um dos grandes trunfos da propaganda anticomunista era dizer que o comunista era ateu , não acreditava em Deus , e reiteravam sempre a frase de Karl Marx que diz que “ a religião é o ópio do povo “. Essa propaganda anticomunista funcionava a contento e faziam dos comunistas uns estigmatizados , pois a maioria das pessoas são religiosas, acreditam em Deus e não veem com bons olhos pessoas ateias , que falam mal da religiosidade , pois são como pessoas não espiritualizadas , sem alma , e mesmo sem coração ou insensíveis. Os comunistas eram pintados como pessoas muito materialistas e preocupadas com a riqueza dos outros e até mesmo invejosas indo de encontro aos preceitos divinos pois segundo se difunde na religião não devemos nos preocupar com os bens terrestres pois o importante era ser fiel a Deus , a sua palavra , para garantir o paraíso após a morte. A propaganda anticomunista portanto pintava o comunista como o próprio capeta , enquanto para o comunista essas ideias religiosas só serviam para fazer o povo mais e mais pacato e cordeiro , no ponto de ser explorado mais e mais pelos burgueses patrões. Os comunistas por sua vez sustentavam que essas ideias religiosas eram fomentadas pela burguesia como uma lavagem cerebral para poder mais facilmente explorar o povo. Analisando por outro ângulo , por outro viés , pode-se também ver os comunistas como uns verdadeiros samaritanos , que defendem os fracos e oprimidos , que não toleram a injustiça de ver o povo pobre ser explorado pelo patrão rico ; como pessoas sensíveis ao sofrimento causado pela desigualdade social e idealizadores de um mundo melhor em que as pessoas sejam iguais ; como uns anjos, que lutam por uma sociedade justa.

Visto assim o comunista sob esses dois viés, podemos nos perguntar por que um comunista deve ser tido como um vilão ? Será que vai contra os planos de Deus lutar por uma sociedade como a idealizada pelos comunistas ? É o comunista é um ser
superior ou inferior  ?  

O comunismo na teoria de Marx é a etapa final do socialismo. Se faz necessário antes se instaurar o socialismo para se alcançar como aperfeiçoamento o comunismo. O comunismo foi implantado através de regimes ditatoriais na Rússia e em vários países do leste europeu , que ficaram conhecidos como países da “Cortina de Ferro “ e resistiram no sistema durante anos medindo força com o mundo capitalista , este se valendo de embargos , durante os tempos da chamada Guerra Fria. Após essa tensão de forças a Rússia acabou com o sistema , o muro de Berlim caiu e os países comunistas em sua maioria resolveram voltar a abrir-se ao mundo de novo. Porém isso não significaria que comunistas deixariam de existir ; que o ideal socialista seria abandonado ; que a luta por uma sociedade mais justa e mais igualitária deixaria de continuar. Ainda há comunistas no sentido mais ortodoxo , assim como socialistas , e também há o chamado neo-socialismo , que é uma busca do socialismo através de novos meios de implantação. Hoje temos socialistas que defende a liberdade de ir e vir , a liberdade de expressão e até a livre iniciativa ( com margem de lucro pré-estabelecida. ) , entre outras. E quanto à questão religiosa em que se opunha o comunismo à vontade de Deus ? Será que o comunista continua de todo jeito sendo visto como um ser do mal , um desalmado, um anticristo , um diabo em pessoa ? Bom , quanto a isso , é bom saber  de algumas referências religiosas que têm o socialismo admitido em boa conta , como algo positivo e de valor elevado , não exatamente como Marx prescreveu mas sempre ainda o socialismo , como ideal de sociedade mais justa.

Duas variantes religiosas têm em seus meios facções que admitem o socialismo: o cristianismo e o espiritismo. Se faz importante conhecer esses dois aspectos religiosos e políticos , que aqui se ilustram:

O socialismo cristão é uma tendência dentro do cristianismo que interpreta por meio das Escrituras, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, que o modelo de sociedade socialista é o que mais se aproxima do modelo de sociedade que preze pelo amor, caridade e demais ensinamentos de Jesus, ao passo que o modelo de organização capitalista valoriza princípios opostos ao cristianismo como acúmulo de capital e meios de produção, de modo que a fé demanda uma opção consciente pelo socialismo. “

O socialismo espírita “ O Cristianismo tem sua base nos princípios socialistas, relativamente à forma de organização da sociedade. Allan Kardec, no tópico “As Aristocracias” de seu livro Obras Póstumas, analisa o processo de socialização do poder, em perfeita consonância com o que consta do 1º capítulo de A Gênese, com esta confissão tão próxima de Marx: “Infelizmente, as religiões têm sido instrumento de dominação”. O extraordinário criador de Sherlok Holmes, Arthur Conan Doyle, à página 51 de seu livro La Nouvelle Revélation (Edições Payot, Paris, 1919), afirmava: “O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se as mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista”.

Estas duas vertentes religiosas do socialismo estão aqui dispostas como links para que o próprio leitor se inteire do que se tratam , porém sobre o socialismo espírita devemos cientificar a priori que se trata de um livro do espírita Léon Denis, Socialismo e Espiritismo   o qual entendia que o socialismo é o futuro da humanidade , que passa entretanto por sua evolução espiritual ; o socialismo se concretiza à medida em que a humanidade evolui espiritualmente. O autor determina pois o socialismo como algo elevado e sublime. Alguém que discorre sobre o socialismo de Denis assim o explica “ ...Denis propõe o socialismo vindo do coração, que quer queira ou não será implantado em toda a Terra e não há nada que se possa fazer em contrário. Quem somos nós para dizermos que vivemos o ápice da humanidade? Por acaso chegamos no momento final? Observe os fatos que acontecem no mundo, a revolta nos países árabes nos mostra que existem milhões de almas em busca de melhores condições de vida, há muito a evoluir, há muito trabalho a fazer, então ainda não atingimos o máximo da evolução. O que Leon Denis propõe é a educação moral como base do socialismo, este só se fará presente através da mudança interior dos homens e não através de leis, instituições, da força, pois esta só gera revolta, ódio. E revolta e ódio não geram justiça, paz, muito menos fraternidade que são a base do socialismo. Leon Denis em nenhum momento disse que isso seria conseguido com fórmulas mágicas como ABRACADABRA, muito pelo contrário, é através do esforço, do trabalho, dos erros e aprendizados humanos, enfim é um processo lento e gradual, mas que se fará presente na humanidade. “ Philippe

Para finalizar destacamos algumas observações em que outro alguém identifica pontos em comum no Livro de Espíritos com a questão socialista :

" "O Livro Dos Espíritos" e a política de esquerda

Em aspas estão citações de "O Livro Dos Espíritos", com o correspondente número da questão ao lado, entre parênteses.

“Combatei o egoísmo, que é a vossa chaga social” (811)

O egoísmo se incrustou em leis, no sistema jurídico-político, preservando e ampliando as desigualdades que não são apenas naturais, mas artificais, pois fruto da invenção humana. Isso também engendra uma cultura fundamentada na indiferença e na equivocada crença de que todas as causas da desigualdade são naturais e espirituais.

“o verdadeiro bem-estar consiste em cada um empregar seu tempo como lhe apraza e não na execução de trabalhos pelos quais nenhum gosto sente” (812)

O neoescravagismo capitalista não permite aos que nascem na penúria escolher a profissão de seu agrado, pois têm que trabalhar (e muito) apenas para sua subsistência ou pouco além disso. Esses são os que não possuem tempo nem condições de estudar o suficiente para atingir estratos mais elevados da sociedade.

A questão 811 trata da " igualdade absoluta das riquezas", mas queremos estabelecer uma igualdade apenas no campo das riquezas materiais fundamentais ao desenvolvimento de cada ser humano; um ponto de partida comum a todos. Daí em diante, cada um alcançará suas inevitáveis diferenciações, oriundas de seus próprios esforços, vindo a manifestar desigualdade de riqueza intelectual, moral, cultural, etc.

"Em tudo existe o equilíbrio; o homem é quem o perturba" (812)
Se houve esse equilíbrio, o homem já o perturbou profundamente há muito tempo.

O sistema político-econômico-cultural que hoje vigora não é natural, pois tudo que é fruto dos homens é artificial; ele se desenvolveu historicamente a partir de iniciativas humanas e é gerido por humanos.

Os homens nômades e coletores e a maioria das comunidades indígenas tradicionais não possuem noção de propriedade privada. Muitas tribos brasileiras, dentre, por exemplo, as contatadas a partir da década de 1970, evidenciavam de forma incontestável a igualdade material entre os membros da aldeia. Contudo, também deixavam patente a desigualdade intelectual e a credibilidade pública entre seus diferentes membros, como pajés, caciques, guerreiros, etc. Apesar de reconhecer e valorizar as diferenças qualitativas entre os indivíduos (por exemplo, certos pajés eram preferidos a outros), esses indígenas não eram tão vaidosos e egoístas a ponto de acreditar que alguém merecesse comer menos ou mais que os outros.

Como se pode perceber, "O Livro Dos Espíritos", como quase qualquer outra obra, pode ser interpretado por uma ótica egoica ou altruística. E já que um dos principais objetivos do Espiritismo é promover a chamada "reforma íntima", melhor começarmos por aí, removendo os entraves à empatia, antes de firmarmos concepções claramente contrárias ao amor e à solidariedade."( Miruí )

Pessoas que acreditam ser inviável a implantação do comunismo defendem que uma sociedade não pode ser igualitária pelo fato de as pessoas serem diferentes umas das outras ; umas fazem mais por onde , são mais inteligentes e então tem direito de acumular mais bens do que outros ou até mesmo em detrimento desses , porém , mesmo sendo isso verdadeiro , não nos parece que pessoas tenham que sofrer por alguma deficiência intelectual ou seja lá o for. Esse pensamento é de fato egoísta e carece de uma visão mais fraterna na relação entre as pessoas. Como se devêssemos ser não solidários , mas concorrentes uns dos outros. Acreditamos que uma sociedade totalmente igual talvez não seja o caso , mas que se tenha o básico garantido para todos , porém muitos são privados de um mínimo enquanto outros até se entediam de tanta fartura ; deve haver um meio de se equacionar mais as necessidades de sobrevivência e bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário