sábado, 23 de abril de 2016

O PODER QUE É DADO DO CÉU E DIFERENTES ENTENDIMENTOS DE DEUS




A certa altura da sua história, relatada nos Evangelhos, Jesus , quando interrogado por Pilatos, que então alega seu poder para libertar-lhe ou não, retruca-lhe sobre o seu declarado poder: “ Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado;” (João 19:11).

Dessa declaração de Jesus se pode aqui deduzir que significa que todo poder é dado por Deus, a certa altura da vida segundo seu querer e sua conveniência; quer dizer , não se nasce com determinado poder para isso ou aquilo ; a pessoa pode até nascer com inclinação ou dom para isso ou aquilo , mas o poder vem a certa altura da vida, o que vai então lhe dar o potencial de realizar-se segundo sua aspiração, turbinada por ideal, paixão, etc.

Outro algo que se pode auferir dessa mesma proposição cristã é a ideia do Deus vivo , atento, a observar os homens cá em baixo em suas lides de altos e baixos. Tal ideia vem ao encontro tanto de judeus quanto de protestantes e de católicos ; certamente que os muçulmanos também se afinam com a ideia de Deus assim, pois todos esses admitem Deus no comando sempre presente e acompanhante da saga humana e agindo em tempo real segundo seu juízo.

Porém, com tal entendimento de Deus não estão concordes os reencarnacionistas ( espíritas , budistas , lamaístas , etc. ) , pois entendem que Deus criou o universo com seus recursos em automatismo de forma que já está tudo estabelecido. Se alguém faz o mal vai colher de volta o mal , pois está assim estabelecido o sistema segundo a lei do retorno , se alguém fez mal numa vida precisará fazer o bem em outra vida , e assim se segue. Assim , Deus não precisa estar atrás de cada um individualmente para premiar ou punir quem mereça ou não , mas já está estabelecido isso no automatismo da natureza. Segundo a crença reencarnacionista então não significa que o poder não exista e que não venha do espaço; desta forma , segundo a crença reencarnacionista, o poder está disponível no universo , na natureza e se o obtém , se o encontra ou para um ou para outro chega segundo se faça por onde obtê-lo ou encontrá-lo, desde que disposto no automatismo da natureza por Deus para o alcance daqueles que por seus percalços de vida o tenham de encontrar.

Essa ideia do Deus vivo , personificado é por sua vez questionada por alguns ( especialmente não bíblicos , não muçulmanos e ateus ) , pois não podem acolher a ideia de um Deus que assiste a tudo lá de cima e vendo tanto sofrimento das suas criaturas sobre a Terra , nada ou pouco faz , visto que o sofrimento, a maldade é tanta e que um Deus que tanto poderia fazer e fica a olhar e não faz o tanto que se poderia fazer para parar o sofrimento ; que seria um Deus então muito insensível, etc. Mas a isso os cristãos ( católicos e protestantes ) respondem que essas maldades e sofrimentos não são tão relevantes para Deus , que tem seus próprios códigos e princípios quanto a isso , e lembram que Deus enviou o seu próprio filho , Jesus , para que viesse sofrer o diabo na Terra , as piores tribulações , pois não foi sofrimento pouco , como bem se sabe, e ainda assim Jesus , como seu filho enviado para isso , ainda defendia essa ação de Deus como seu Pai , suas razões ; ainda dizia ser Deus bom e ainda pediu a Deus que perdoasse a todos que lhe faziam mal ; pois não sabiam o que faziam ; não sabiam que ali era o filho de Deus por Deus enviado e ainda dedicava o seu amor ao Pai , a Deus , que o enviara para todas aquelas tribulações e ainda orientava a todos que a Salvação dependeria do amor a esse mesmo Deus, para o qual todos deveriam convergir sua fé. Deste modo então , se seu próprio filho, Deus mandou para esse tanto sofrimento , o sofrimento de quem mais de suas criaturas iria tanto assim importar ? Importa para Deus , sim , quem , apesar de todo o sofrimento que possa passar sobre a Terra ainda, conserva o seu amor a Deus , a sua fé ; esses sim interessam a Deus e assim alcançarão a Salvação.

Mas claro que os judeus não admitem essa possibilidade , pois para estes, Jesus não é ainda o Messias que Deus prometeu para a salvação do seu povo , pois Jesus não cumpre muitos dos requisitos que constam na promessa feita por Deus.

Da mesma forma para os reencarnacionistas a ideia de Jesus ser o filho de Deus enviado não é aceita. Os espíritas por exemplo admitem Jesus como o espírito mais evoluído que já passou pela Terra e por isso mesmo é um modelo a ser seguido , um exemplo de bons ensinamentos. Os reencarnacionistas descartam a ideia de um Deus personificado, como uma pessoa , e muito menos uma pessoa que está lá no alto a tudo observar e que interage aqui e ali segundo suas conveniência , atendendo os pedidos de uns em oração , ou não atendendo também. Assim , ainda que haja escrito na Bíblia como dito de Jesus : “... vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu." Mateus 26:64 , para os reencarnacionistas isso não prova nada, pois mexeram na Bíblia e colocaram palavras na boca de Jesus segundo interesses uns e outros para que de um modo ou de outro passassem a acreditar. Desta forma , para os reencarnacionistas coisas há como que Jesus falou , mas são inventadas ou desvirtuadas enquanto outras coisas foram omitidas. E apelam até mesmo para os textos e evangelhos proscritos , os que não foram admitidos.
Aliás , os não bíblicos alegam que essas mexidas ocorre em toda a Bíblia em uma passagem ou outra , pois mudaram isso e aquilo segundo determinadas conveniências. E assim , por extensão , os não bíblicos questionam muito mais do que se há escrito na Bíblia , pois há um exagero em se tomar tudo ali ao pé da letra, quando deviam considerar como metáforas , alegorias , simbolismos , onde o que há , na verdade significa outra coisa , assim , por exemplo , a própria travessia dos hebreus do Mar Vermelho significaria não que se tenha Deus aberto o Mar para a passagem dos judeus , mas a própria travessia dos anos de escravidão. Aliás a própria condição do povo hebreu como escravo do povo egípcio não é exatamente admitida pelas evidências históricas em seus estudos : “ Ao contrário do que diz a Bíblia, os israelitas nunca foram escravos no Egito - pelo menos não o povo israelita inteiro.” ( http://super.abril.com.br/historia/exodo ). Assim , desta mesma forma não é para se tomar ao pé da letra outros acontecimentos na Bíblia relatados , como “ Dilúvio “ , Torre de Babel “ , “ Jonas e a Baleia “ , etc. , pois na verdade têm outras significações.
Pessoas que defendem esse ponto de vista , especialmente os espíritas , argumentam que esses ditos acontecimentos milagrosos não mais aconteceram ao longo da História após o evento Jesus; após fecharem a Bíblia não se viu mais a ação de Deus em um grande milagre como os relatados na Bíblia como que Deus fazia , o que torna mesmo muito suspeito de esses milagres serem mitos , invenções didáticas para fomentar a fé e a união do povo hebreu em torno de um Deus.


Alguns vão além e exemplificam o caso do holocausto dos judeus em que milhões morreram nas mãos do nazistas e não se viu uma ação dos céus para livrar-lhes do sofrimento. A isso , uns cristãos se arrojam a dizer que Deus enviou Cristo e que os judeus não o aceitaram e até o entregaram à morte , pelo qual estavam tendo seu castigo então. Sendo assim , poderemos até esperar que Deus então se manifeste divinamente contra o Estado Islâmico , visto que estão a dizimar principalmente cristãos , que são seus alvo principal ; é uma esperança pois , então. Mas claro que os judeus não acatam tal pensamento e devem até se irritar com isso, achando uma provocação infame. E quanto a que Deus nunca mais fez um grande milagre como a abertura do Mar Vermelho , os bíblicos defendem dizendo que o tempo de Deus é diferente do tempo dos homens. Assim, o que para os homens é muito tempo , dois , três mil anos , quatro, é muito tempo para os homens mas para Deus pode ser alguns dias ou horas. Desta forma Deus está vivo , presente e atento e suas promessas podem ser cumpridas a qualquer momento ; a qualquer momento Deus pode se manifestar como se manifestava nos bíblicos tempos antigos.


Mas , voltando mais especificamente a este ‘poder que vem do alto’ , alguns fatos podem corroborar com a ideia dos reencarnacionistas de que esse poder que alguns alcançam seja algo disposto por Deus na natureza universal, pois, assim como vemos que o próprio Pilatos, que não era exatamente uma pessoa angelical para merecer de Deus algum agrado ( isso , considerando-se que esse poder seja algo estritamente positivo , pois pode ser apenas um poder que potencializa a mente , o corpo , para realizar seus sonhos e ideais , etc . , mas que não necessariamente livre alguém de ser um sofredor ou ter uma má sina ) , vemos ao longo da História que pessoas más podem ser dotadas de grande poder , como o Adolph Hitler , o Sadam Houssein , por exemplo. Assim como pessoas boas também. Desta forma se fosse algo que em tempo real Deus contemplasse a um ou outro à sua vontade Deus apenas concederia a quem merecesse por ser uma pessoa boa , e então só pessoas boas veríamos dotadas de poder , apenas pessoas bacanas veríamos exibir poder sobre a Terra. Desta forma fica-se mais inclinado a admitir que esse poder é algo disponível na natureza e que serve como um recurso de alcance para uns ou outros para reforçar-lhe e que possivelmente o encontra quando em uma situação adversa , quem sabe quando cai em um buraco , numa doença , numa fossa , num fundo de poço e esteja lá esse poder reforçador pronto a encontrar pessoas nestas condições para lhe reforçar , lhe revigorar. Pois se for ver o histórico de pessoas poderosas poderemos constatar que passaram por grandes adversidades ; assim , fácil constatar que pode haver na natureza um recurso revigorante para quem se encontra ‘numas problemáticas’. ( Mas , a despeito de Deus outorgar conscientemente poder , mesmo a uma pessoa má , há ainda biblicamente quem assim justifique a razão de Deus : “ Deus deu poder aos reinos dos homens por causa do estado pecaminoso do gênero humano. E até o governo de uma pessoa cruel é quase sempre melhor que a anarquia. “ http://www.aigrejaprimitiva.com/reinosdomundo.html )


Temos assim então que esse poder não chega a ser necessariamente um mal ou um bem , apenas potencializa quem a pessoa é ou pode vir a ser ; também não necessariamente torna uma pessoa boa ou má. Ainda que algo que se encontra na natureza que Deus criou , o que deveria fazer a pessoa ser mais inclinada para Deus , mas mesmo uma pessoa ateia pode ter sido beneficiada pelo alcance desse poder disponibilizado na natureza. Porém , como para a maioria das pessoas a natureza é criação de Deus , esse poder , claro , vem sempre de Deus então. E algumas pessoas chamam a esse poder de benção , outros ainda chamam a esse poder de graça.


Teremos para finalizar algumas considerações ainda sobre esse tal ‘poder que vem do alto , com algumas músicas a ilustrar : ‘


Na música “ Sasaô “ , João Bosco nos diz , certamente se referindo ao poder : 

“Força da raça, o povo, na alvorada cantou:
É Rosicler clarão na noite fechada
Bendito seja o pão e a graça que Deus dá” 


 Faixa oito do disco  Bosco ( 1989 ):

 



Aqui , Jorge Ben nos fala deste poder como algo que Deus envia para quem Ele assim bem achar conveniente :

Velhos, Flores, Criancinhas E Cachorros
Jorge Ben Jor

“ Deus todo poderoso eterno pai da luz, da luz
De onde provem todos bens e todos dons perfeitos
Imploro vossa misericórdia infinita, infinita
Deixai-me conhecer um pouco de vossa sabedoria eterna
Aquela que circunda o vosso trono
Que criou e fez que tudo faz e conserva tudo
Fazei-me digno enviando do céu prá mim prá mim
Imploro por vós e por Jesus Cristo, por Jesus Cristo
A pedra celestial angular miraculosa, miraculosa
Estabelecida por toda a eternidade
Maravilhosa, maravilhosa
Que comanda e reina convosco
Que comanda e reina convosco
Meu Deus todo poderoso
Meu Deus todo poderoso
Mas eu preciso salvar os velhos, eu preciso salvar as flores
Eu preciso salvar as criancinhas e os cachorros.” 







Nesta música, ”Os Secos e Molhados “, no vocal de Ney Matogrosso aludem a algo que vem sobre coisa que não é nada suave , o que atesta que o poder que vem , pode estar vindo sob uma condição adversa ( tal poder pode aliviar ou anular tal condição advers, talvez) “Amor”


Amor
Secos e Molhados

“ Leve, como leve pluma
Muito leve leve pousa
Muito leve leve pousa

Na simples e suave coisa
Suave coisa nenhuma
Suave coisa nenhuma

Sombra silêncio ou espuma
Nuvem azul que arrefece
Simples e suave coisa
Suave coisa nenhuma
Que em mim amadurece
Leve, como leve pluma

Muito leve leve pousa
Muito leve leve pousa...

Tiriririp tip tip tip riri....
Tiriririp tip tip tip riri....
Tiriririp tip tip tip riri....
Tiriririp tip tip tip riri....
Tiriririp tip tip tip riri....
Tiriririp tip tip tip riri....
Tip! "




Aqui , Caetano Veloso nos diz : “ Eu sou bonitinho , com muito carinho / é o que diz minha voz de cantor / por Nosso Senhor “ , 
atestando a relação de poder ser cantor com Nosso Senhor , podendo subentender o poder a si enviado por Deus.



Além de ser reportado também esse poder como “graça”, “benção” , fora de um contexto estritamente religioso, esse poder pode estar relacionado à “força” que a alguém se atribui no filme “Guerra nas Estrelas “, quando se diz um ao outro como uma espécie de saudação : “Que a força esteja com você !“ Pois então , que “força “ é essa a que no filme se reporta ? Possivelmente essa força que é o ' poder que vem do Céu.' 

E por fim então , desde que seja uma pessoa do bem , que a força esteja com você !

Um comentário:

  1. How to Play Baccarat - William Rohn's
    How to play Baccarat, the popular game worrione of casino gambling and bingo. If kadangpintar the house has the house edge you're going to win if 인카지노 you place a bet on a

    ResponderExcluir