domingo, 13 de abril de 2014

"SERAFIM E SEUS FILHOS" - UMA MÚSICA ESPIRITUALISTA


Nesta letra , que fala da saga de uma família , Serafim e seus filhos , há uma conflito em função da fuga de um dos filhos , Lourenço , e pela qual o pai jurara se vingar. Enfim , Lourenço é morto , e após esse fato , seguindo a história em seu sentido cronológico , a figura de Lourenço é então citada como protagonista de determinados atos , como vemos : " não deu sossego " , "fez cair na vida sua irmã Maria e os outros dois matou só de medo" ; ora, Lourenço já havia morrido , como poderia ser protagonista de tais fatos ? É evidente que está a se falar de sua presença espiritual ainda , que assim agia pelo que lhe fizeram , se presume...
E ainda que essa tal morte do Lourenço seja entretanto uma morte não carnal , mas espiritual , também assim , e por isso mesmo se faz ainda uma letra espiritual , que de fato até daria um filme. Acompanhe a letra em seguida :


SERAFIM E SEUS FILHOS

SÃO TRÊS MACHOS E UMA FÊMEA
POR SINAL, MARIA
QUE COM TODOS SE PARECIA

TODOS DE OLHAR ESPERTO
PARA VER DE PERTO
QUEM DE MUITO LONGE
É QUE VINHA

FILHOS DE DOIS JURAMENTOS
TODOS DOIS SANGRENTOS,
EM NOITE CLARINHA

O JOÃO QUEBRA COCO
MANÉ QUINDIM, LOURENÇO E MARIA

NOITE ALTA DE SILÊNCIO E LUA
SERAFIM, O BOM PASTOR,
DE CASA SAÍA

DOS QUATRO MENINOS DOIS LEVAVAM RIFLES
OUTROS DOIS LEVAVAM
FUMO E FARINHA
BANDOLÊROS DE LOS CAMPOS VERDES, DOM QUIXOTE
DE NUESTRO DESERTO

SERAFIM BOM DE CORTE
MANÉ, JOÃO, LOURENÇO E MARIA
MAS O TAL LOURENÇO DOS QUATRO, O MAIS NOVO
ERA QUEM DOS QUATRO
TUDO SABIA

RESOLVEU DEIXAR O BANDO
E PARTIR PRA LONGE
ONDE NINGUÉM LHE CONHECIA

SERAFIM JUROU VINGANÇA
"FILHO MEU NÃO DANÇA CONFORME A DANÇA"

E MATARAM LOURENÇO
EM NOITE ALTA DE LUA MANSA
TODO MUNDO DESSAS REDONDEZAS CONTA
QUE O TAL LOURENÇO
NÃO DEU SOSSEGO

FEZ CAIR NA VIDA
SUA IRMÃ MARIA
E OS OUTROS DOIS
MATOU SÓ DE MEDO


SERAFIM DEPOIS QUE VIU
O FILHO LOBISOMEM
PERDEU O JUÍZO

E MORREU SETE VEZES
ATÉ ABRIR CAMINHO
PRO PARAÍSO


Confira aqui a música com Sérgio Reis :
https://www.youtube.com/watch?v=FVYBALfN4k4

Com Ruy Maurity & Trio:
https://www.youtube.com/watch?v=y08emOzCCLI

Aqui com Ruy Maurity em seu trabalho individual :
https://www.youtube.com/watch?v=1w3hryKmqp8

97 comentários:

  1. Essa música faz-me arrepiar! Como pode um filme em 4 minutos de música? Não me surpreenderia ver a chamada numa vitrine de cinema nesses próximos anos!

    A parte que mais me interessa na música é o verso:
    ''FEZ CAIR NA VIDA SUA IRMÃ MARIA''
    Imagino que a vingança de Lourenço quanto a irmã era mais branda, talvez ele tivesse um apego maior com a moça, imagino uma cena escura num quarto simples de mulher solteira, Lourenço em forma espiritual conversa com a irmã e a convence partir rumo ao mundo, as andanças, antes que ele se vingue das figuras masculinas da família que o mataram. Logo em seguida Lourenço assusta seus irmãos de modo em que as causas das suas mortes partissem do susto. Lourenço gargalha.
    Serafim conhece seu filho LOBISOMEM, Lourenço reencarna a figura que Serafim mais teme, a ponto de enlouquecer instantaneamente, e morrer de susto. MORRER SETE VEZES me recorda sofrimento, Serafim pagou no além pelo que fez com seu próprio filho caçula. Essa é minha pespectiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história é tão interessante,que deveria ser transformada em filme, devido o mistério que paira pela letra.

      Excluir
    2. Acho que vc poderia ajudar a escrever o filme... adorei sua perspectiva...

      Excluir
    3. "fez cair na vida sua irmã maria" não quer dizer que ela sumiu no mundo e sim que ela virou puta. Entendeu.

      Excluir
    4. Mas ela pode ter caído no mundo e virado puta, parceiro.

      Excluir
    5. Daria um filme bem interesante com certesa eu iria ver.

      Excluir
    6. Serafim era lobisomem "NOITE ALTA DE SILÊNCIO E LUA
      SERAFIM, O BOM PASTOR,
      DE CASA SAÍA" E lourenço dos quatro, era o único que sabia, por isso deixou o bando...

      Excluir
    7. Bela proposta para criar esse filme.

      Excluir
    8. Fez cair na vida...me vem à mente que ele iludiu a irmã, ela se apaixonou, se entregou...e ele com uma gargalhada sinistra conta que é o fantasma do irmão. Ela cai em depressão e vai pra cracolandia.

      Excluir
    9. Rapaz, num fui tu que escreveu esta historia não? Sua perspectiva é perfeita...concordo em tudo...

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Morrer sete vezes. Assim como o livro O PROFETA (Gibran) cita no finalzinho "mais um descanso rápido sobre o vento e outra mulher me conceberá", esta letra belíssima sobre o imaginário brasileiro também cita a reencarnação e a purificação do espírito. Já deveria ter virado filme sim! Fica a dica!

    ResponderExcluir
  3. Me identifico com essa música é como se tocasse meu espirito.
    Sinto algo profundo mas nao entendo.
    o que lourenço tudo sabia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Lourenço partiu pra longe porque sabia que podia se transformar em Lobisomem e machucar sua família. Em momento algum a música fala que sua família o matou, pois ele havia partido pra longe, isso me faz pensar que a música não está em ordem cronológica...

      Excluir
    2. A letra da música é bem clara quanto a isso, foi morto pela família

      Excluir
    3. Serafim jurou vingança, filho meu não dança conforme a dança .

      Excluir
    4. Que o pai era lobisomem NOITE ALTA DE SILÊNCIO E LUA
      SERAFIM, O BOM PASTOR,
      DE CASA SAÍA

      Excluir
    5. E, também sabia que era filho de um incesto (MARIA
      QUE COM TODOS SE PARECIA) daí o pai ser amaldiçoado como lobisomem, e passar hereditariamente para ele...

      Excluir
    6. Bingo! Notem que a música, em momento algum, fala da mãe dos meninos. Eu entendo que Maria ("que com todos se parecia") era a mãe/irmã dos quatro, vivia em incesto com o pai, o Serafim.O Lourenço era o mais novo "e de tudo sabia," por ser o mais esperto dos quatro, talvez tenha flagrado o pai e a irmã se relacionando ou, como lobisomem, sabia de coisas que foge a nós, simples mortais! Ele vingou-se dos irmãos/mãe/pai que o mataram, fazendo a irmã/mãe virar prostituta e matando os irmãos de medo e fazendo o pai enlouquecer ao aparecer como lobisomem. Aí, entra a reencarnação (7 vezes) até purgar os seus erros e perdoar-se do mal que fez aos seus filhos!

      Excluir
    7. Maria não podia ser a mãe pois na música fala que os quatros meninos 2 levava refles e os outros 2 levava fumo e farinha, portanto eram meninos e não pode ser Maria a mãe

      Excluir
    8. Me parece improvável que Maria seja mãe dos outros 3. "Filhos de dois juramentos, todos dois sangrentos" indica que eles são fruto de 2 casamentos de Serafim, e que as mães se casaram virgens. Talvez "que com todos se parecia" indique que Maria era uma moça comum. É o que eu sempre interpretei pelo menos rss

      Excluir
    9. Se casaram virgens ou foram mortas por ele...

      Excluir
    10. Eu, acho que Lourenço sabia que o pai abusava da sua irmã Maria, por isso resolveu deixar o bando,ou seja sair de casa.

      Excluir
    11. Eu,acho que Lourenço sabia que o pai abusava da sua irmã Maria, por isso resolveu deixar o bando,ou seja sair de casa.

      Excluir
    12. "Quem dos quatro tudo sabia" pode significar que Lourenço era, dos 4 filhos, o que era mais " sabido", o mais esperto,o que tinha conhecimento das coisas.

      Excluir
    13. Quando falam filho de um casamento e todos dois sangrento era de Serafim e sua esposa que morreu no parto de Lorenzo e como ele era mais novo teve q se abtuar mais sair aprender e foi um busca de conhecimento pela redondesa e no dia que falou que ia embora o pai não aceitou q filho era inteligente que podia buscar mais pq filho dele não dançava conforme a dança mais sim no ritmo dele ele armou uma cilada e quis matar o próprio filho e era noite de lua cheia lua mansa e deve ter caído espírito de Lorenzo em algum lobisomem ou de eve ter virado até pq se fala de um maldição encarnação sei lá algo assim e se vingou contra todos

      Excluir
    14. Na minha perspectiva, o segredo que Lourenço descobriu, seria um caso de incesto entre seu pai e irmãos; Maria havia sido abusada pelo seu pai Serafim e depois ela passou a ter relações concedidos com seus dois irmãos mais velhos e mantinha segredo entre eles, porem Lourenço descobre e revoltado abandona o bando, e posteriormente sendo assassinado; em espírito persuade Maria a se prostituir, e devído ao ódio por ter sido assassinado molda seu corpo espiritual na forma de lubisomem (licotrampia), passa aaterrorizar seus irmãos levando-os à morte e Serafim seu pai quando vê em que tranformou seu filho, enlouquece e assim como louco reencarna durante séculos (lei de causa e efeito) até reajustar com a Lei Divina e assim recomeçar depois de ter expiado seus crimes, retomar o caminho da evolução.

      Excluir
    15. O pai Serafim era matador de aluguel e quando o filho mais novo descobriu, abandonou a casa. O pai enfurecido o matou. Ele retornou em espírito e se vingou.

      Excluir
  4. Por acaso encontrei esta página, excelente analogia e questionamento sobre a música Serafim e seus filhos. Gostaria de saber dos autores de onde veio a inspiração para compor esta saga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso a mesma coisa. E outra. É o povo da cidade que dizem que ele nao deu sossego, e que os outro o matou so de medo. O povo nao sabe o que aconteu. Que ele foi embora.

      Excluir
  5. "[...]Filhos de dois juramentos, todos dois sangrentos
    Em noite clarinha[...]"
    _ Serafim e sua esposa fizeram algum tipo de pacto para terem seus filhos em uma noite de lua cheia, clarinha. Por terem feito isso, Lourenço foi amaldiçoado a se transformar em Lobisomem, um dia.
    Em todas as luas cheias, Lourenço se transformava em lobisomem. Em sua primeira transformação, Lourenço mata à sua mãe, e toma consiencia disso, porém fica silêncio e não conta a ninguém.
    Quando uma pessoa é um lobisomem e está em sua forma lobisomem, ela não tem controle sobre seu corpo, e se o lobisomem ver humanos ele os matará, porém não atacará animais, ele é uma maldição a humanos.

    "[...]Todos de olhar esperto para ver de perto
    Quem de muito longe é que vinha[...]"
    _ Todos da região ficaram sabendo sobre o que aconteceu com a mulher do Serafim, que ela foi morta por um lobisomem, ou seja, todos ficam precupados.

    "Noite alta de silêncio e lua
    Serafim o bom pastor de casa saía
    Dos quatro meninos, dois levavam rifles
    Outros dois levavam fumo e farinha
    Bandoleros de los campos verdes
    Dom Quixotes de nuestro desierto
    Ê ah oh""
    _ Serafim e seus filhos, que erram bandoleros (pessoas que praticam assaltos e roubos, são bandidos), descidirm matar o tal do lobisomem que matou a mãe de seus filhos. Então, em uma noite alta de silêncio e lua cheia, ele resolve ir matar o lobisomem e descide levar todos da familia.

    "Mas o tal Lourenço, dos quatro o mais novo
    Era quem dos quatro tudo sabia
    Resolveu deixar o bando e partir pra longe
    Onde ninguém lhe conhecia
    Serafim jurou vingança
    Filho meu não dança, conforme a dança
    Ê ah oh
    E mataram Lourenço
    Em noite alta de lua mansa"
    _ Lourenço, sabendo que a familia iria matar o lobisomem e que ele se transformaria em lobisomem, por que a lua estava cheia, resolve fujir. Serafim acha que seu filho Lourenço é um covarde (visto que serafim é um homem mal, ignorante, um bandolero, que meche com maldições, nunca aceitaria um filho covarde em seu bando) e descide mata-lo, por coincidencia, em uma noite de lua mansa, quando Lourenço não se transforma em lobisomem.

    "Todo mundo dessas redondezas
    Conta que o tal Lourenço não deu sossego
    Fez cair na vida sua irmã Maria
    E os outros dois matou só de medo
    Serafim depois que viu o filho Lobisomem
    Perdeu o juízo"
    _ Lourenço sobrevive, e se sentindo traido pela sua familia, descide acabar com o bando.
    Serafim, que desde o principio esteve amaldiçoado por seus sangrentos juramentos, escobre tudo, toma conciencia do que seus juramentos fizeram com à sua familia e a sua vida, e então fica louco.

    "[...] E morreu sete vezes
    Até abrir caminho pro paraíso"
    _ Serafin, pelos mal feitos em vida, ainda é condenado pelas suas maldicões. Condenado a ter de morrer sete vezes, ver toda a sua familia e sonhos destruidos. Mas no fim, até mesmo pesoas como ele alcançam o Paraiso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Fantástica interpretacao, amigo! É de sua autoria ?

      Excluir
    3. Caraca! melhor interpretação👏👏👏

      Excluir
    4. fantástico essa interpretação, parabens!

      Excluir
    5. Amei essa interpretação!

      Excluir
    6. Melhor interpretação! Parabéns, agora entendi a música. Existem requisitos certos pra matar um lobisomem e eles devem ter só atirado e enterrado, aí na primeira noite de lua cheia ele saiu da cova e foi se vingar.

      Excluir
    7. Parabéns sábia interpretação estou impressionado

      Excluir
    8. Melhor interpretação...adorei������

      Excluir
    9. excelente interpretação, faz a gente viajar...

      Excluir
    10. Acho que qdo ele diz:fez cair na vida sua irmã, na minha interpretação a fez virar prostituta. Não tinha pensado pelo lado de fuga.

      Excluir
  6. Lourenço simplesmente quis deixar a vida de matador e ir levar uma vida sossegada. Porém ele sabia de todos os crimes cometidos pelos 5. Um arquivo vivo. A família, comandada pelo pai, achou que seria um risco deixá-lo vivo. Assim Lourenço foi morto pelos próprios familiares. Lourenço voltou em forma de lobisomem e assombrou a família. Um por um foram tombando.
    Os juramentos sangrentos sugerem que Serafim fez juras de amor a duas mulheres virgens seduzindo-as e que se tornaram mães dos seus quatro filhos.
    Maria, a única filha mulher, tinha as feições e comportamento masculinidade daí se parecida com todos os homens do bando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima interpretação. Parabéns. Acho que os próprios autores desta maravilhosa música deveriam explicar a letra. Eu particularmente com entender agora quando li aqui as interpretações. A música é linda,porém de difícil entendimento.

      Excluir
  7. ESSA MUSICA É A HISTORIA DE UM LOBSOMEN NA FAMILIA NADA DE ESPERITO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa música é a história de uma mulher, com nome santo e comum, que em realidade tem comportamento masculino, entende o machismo do bando e arma junto ao irmão mais novo sua vingança. Não vejo nem Lourenço, nem Serafim como protagonistas desta histórias. É a luta pelo reconhecimento de poder ser como se quer e se é.

      Excluir
    2. E cair na vida também aqui não vejo como ser puta, mas cair na vida mesmo, sair da inércia, tocar atitude. Vê-la puta é mais uma leitura simplória.

      Excluir
  8. "Todos de olhar esperto para ver de perto, quem de muito longe é que vinha"

    Significado: Eram bandoleiros(assaltantes), estavam procurando uma vítima

    ResponderExcluir
  9. Gostei de todas as resposta sobre a musica agora sim entendo ...

    ResponderExcluir
  10. Essa musica me chama muito atenção e mim desperta curiosidade.

    ResponderExcluir
  11. Eu amo essa música. Uma história que na minha opinião seria o interessante ser contada em forma de filme. Quando escuto eu vejo as cenas na minha imaginação. Parabéns ao autor.

    ResponderExcluir
  12. Como profeta do apocalipse e me lembrar de todas as sextilhoes de galáxias que passei quando era guardião do universo admiro o compositor dessa saga pois a mesma nos mostra o que acontece no mundo espiritual só vê aqueles que tem o dom dado pelo criador do universo qualquer dúvida sobre o comentário é só mandar mensagem no Whatsapp 21992099143 obs não atendo ligações só mensagens

    ResponderExcluir
  13. Essa musica além de muito bonita é um grande mistério. Acho que nem o proprio autor é capaz de interpreta-lá, imagino que estava em um dia muito inspirado, depois passou o efeito.

    ResponderExcluir
  14. Pois assim vejo a estória: Três irmãos e uma menina q, apesar de única fêmea, assemelhava-se a todos os homens fisicamente. Filhos de 2 juramentos: era comum em Minas Gerais (sertão) juramentos de morte entre famílias por razões morais ou financeiras. Tornaram-se bandoleiros, nômades e sempre fugitivos, fujindo à sina dos juramentos, a mãe falecida, e havia um mistério na família. Certo dia, cansado daquela vida nômade de fujitivos, Lourenço resolve fugir e mudar de vida. Como mais velho, era de todos os irmãos, o que tudo sabia, o q conhecia o segredo q tornara o grupo nômade e fugitivo, sabia sobre os juramentos de morte entre as 2 famílias e/ou tb sobre a morte da mãe. Sabia de coisas q o pai não queria reveladas. Provavelmente, Serafim e a mulher foram casados entre famílias inimigas. Por isso, filhos de 2 juramentos de morte. Serafim, cabra macho, diz claramente a canção "filho meu não dança conforme a dança", ou seja, não faz o q quer, não afronta sua autoridade! E mandou matar Lourenço, não sei foi se a própria família não. Lua mansa: de forma covarde. Na verdade, o q Lourenço tudo sabia é um mistério q assim permanece tornando a estória ainda mais emocionante. Morto de forma covarde, retorna de forma amaldioçoada e persegue a família como uma espécie de vingança-castigo a Serafim. Lobisomens fazem parte do folclore local e Serafim morrer por 7 vezes me faz crer q sofreu muito até acabar, não só por susto, como por arrependimento pelo assassinato do próprio filho e pela maldição em q esta tragédia acarretou destruindo de maneira cruel sua família. Só a filha caçula, caiu na vida (prostituiu-se). Forte estória!! Amo de paixão. A autoria é de Renato Teixeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fala que fez a irmã cair na vida, nao quer dizer especificamente viver na prostituição pois no tempo do cangaço que abandonasse a vida de matança para busca um caminho diferente,alguns considerava como cair na vida, ela pode ter buscado viver uma vida honesta longe da familia

      Excluir
    2. Errado meu nobre!! Lourenço era o mais novo. Vc não entendeu nada kkkkkk

      Excluir
    3. Tirando a parte em que se enganou em dizer que Lourenço era o mais velho, eu achei a melhor interpretação sem fugir do contexto da música e sem adicionar aleatoriedade a.

      Excluir
  15. Uma outra forma que vejo a expressão DOIS JURAMENTOS TODOS OS DOIS SANGRENTOS seria que dois filhos vieram do primeiro casamento onde a esposa morre de forma violenta( sangrenta ) e a segunda esposa também morre da mesma forma

    ResponderExcluir
  16. Achei esta pagina procurando interpretações para a música, lá vai a minha:
    Serafim e sua esposa, uma espécie de Romeu e Julieta do Sertão. Serafim de péssima índole, porém apaixonado pela mulher, o que fazem com que ele se tornem reclusos em algum rincão longe das duas famílias. Eles tem 4 filhos: destes, o caçula Lourenço tem alguma coisa, algum mistério que o difere dos outros, ele não pertence aquele lugar. João e Mané herdam o temperamento explosivo do pai. Maria carrega as virtudes puras da mãe, a brutalidade do pai e um certo mistério do Lourenço, ela é o contra-peso. Lourenço causara a morte da mãe, durante o parto. Anos passam, as crianças crescem, Lourenço é sempre o apontado como assassino da mãe. Dedos sempre apontados a ele; mas Lourenço não aguenta isso, e foge para longe desta guerra, até porque ele esconde um segredo, herdado da mãe. Maria é chamada fugir junto, mas não aceita e o que pior, entrega o paradeiro do irmão, na esperança que ele seja trazido de volta, daquele lugar onde estão fadados a morrer.
    Serafim, traz todo o ódio do passado e centraliza em Lourenço, o que é partilhado pelos irmãos. E a vingança ocorre numa noite de lua clara: O pai e os irmãos matam Lourenço...
    Maria se desespera com a notícia, e as poucos vai tendo alucinações, até um dia, em córrego qualquer, vê Lourenço, dizendo a ela que não merecia aquilo, que confiou nela. Ela surta, foge, vai morar nas ruas, e tem que se prostituir para não morrer de fome.
    Na casa de Serafim, tudo vai mal: o ódio empera, uma presença pode sempre ser sentida.João e Mané Quindim, saindo em uma caçada noturna, tem uma visão: Lourenço, com o corpo crivado de balas, indo até eles e perguntando o porquê de o terem matado. Eles correm cada um para um lado, mas esta visão os persegue. João atira no vulto, que cai morto, porém o alvo é Mané. Ao constatar isso, fica louco de desespero e medo. E corre, corre muito. Mas a visão de Lourenço sangrando, sempre está a sua frente. Seu coração para de exaustão e ele sucumbe.
    Serafim, fica mais louco a cada dia, e em determinado momento, se enforca. Anos passam, a casa de adobe da família vai se deteriorando, porém alma viva nenhuma volta a morar naquele lugar. E esta estoria vai sendo contada por 7 gerações, sempre por um velho louco de rua. Até chegar aos dias atuais, onde o ultimo contador da história morre sereno, numa cama de asilo. Aquela velha casa, aparece nova, como que em meio a um sonho, o velho louco que por ultimo contou a história, caminha em direção à ela. La a porta, três rapazes e uma moça os esperam. Parecem felizes..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito contemporânea sua versão KKK

      Excluir
    2. Essa não e a mesma história de que estamos falando né? Gente não é tão complexo assim, a história contém um começo, meio e fim compreensivo, só fica mesmo a dúvida das partes ocultas e misteriosas que o autor deixa por conta do leitor,mas que não tem explicação declarada, assim que autores prendem a atencao dos leitores, colocando mistérios para o povo se arrebentar de pensar rssss. Já está parecendo a brincadeira do telefone sem fio.

      Excluir
  17. Filhos de dois juramentos, todos dois sangrentos, o tal serafim se casou duas vezes e matou as duas esposas.

    ResponderExcluir
  18. Serafim e Seus Filhos (Álbum de Ruy Maurity e Trio: Em Busca do Ouro, 1973) & Artimanhas de Lourenço, Filho de Serafim (Álbum de Ruy Maurity: Natureza, 1980).
    As duas músicas juntas para todos conjecturarem à vontade.
    Ruy Maurity tem outras músicas lindas, cheias arranjos e estórias.
    Vejam no link: https://www.youtube.com/watch?v=qvhT5N4Ud5s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nooossa, eu vi no yoi tube, se as pessoas ouvirem as duas músicas juntas ficarão doidonas

      Excluir
  19. Não entendi o significado de "fumo e farinha" alguém aí pode me explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fumo é repelente, desestresssante, e não perecível. Como eram bandoleiros tinham uma alimentação regrada, tendo a farinha como base.

      Excluir
  20. O que eu entendi nesta estória: Serafim se casou duas vezes e teve 4 filhos ( Maria masculinizada pois se assemelhava aos irmãos). Acredito que Serafim matou as duas esposas e vivia em fuga com os filhos, o único que sabia de tudo era Lourenço que abandonou a família. Serafim matou o filho para encobrir os crimes. Os irmãos morreram de desgosto e a irmã caiu na prostituição. Serafim sozinho amargou a destruição da família e morreu 5 vezes arrependido das cinco mortes causadas e uma vez por ter arruinado a vida da filha. A sétima vez foi sua própria morte, e, só assim pode ir ao paraíso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei bem objetiva essa ideia. Só faltou falar da parte do lobisomem

      Excluir
  21. Queria saber o segredo que lavou a morte de Lourenço, interessante o mistério que envolve essa letra

    ResponderExcluir
  22. Acho que as mortes de serafins querem diser outro tipo de morte , os três machos esperavam pra ver quem de muito longe vinha ( acho k eles teriam mais um filho) com o desaparecimento de Lourenço acho que aerafim perdeu a esposa e o bebê assim morrendo de dor , e com ódio foi atras e mato Lourenço e dinovo morreu de remorço por matar o filho quando a sua finhao desapareci caindo na vida elesinovo morre de vergonha e sente seu frAcasso, quando perde os outros dois filhos morre dinovo suas veses pela tristesa e dor que caiu sobre a sua familha , finalmente enlouquece e morre ao imaginar ver o filho então que era mais o que se apega ao pai o qual ele mesmo mato agora em forma de lobisomem que no sertão Ainda assim era chamado de filho do adultério filho da traição, filho do desconhecido , assim ele morre pela sétima e definida morte carnal

    ResponderExcluir
  23. Perdeu a esposa grávida ( 2 mortes ) mata o filho (3 ) perde a filha no mundo as meninas e que cuidam du mais novo na roça ( 4 perda ; morte sentimental dinovo ) perde dois filhos ( 5/6 morte ) enfim ele mesmo morre 7 , está música daria um filme longa metragem , vários capítulos , oras e oras de filme ,

    ResponderExcluir
  24. Sempre achei essa letra maravilhosa e acredito que se um filme fosse feito travei desta musica seria um sucesso por que da á entender que eram ciganos e nômades que buscavam abrigo e comida por onde passavam mais que também espalhavam medo pelo fato de serem chamados de bandoleiraos do deserto seria sim uma estória e tanto o pai e irmãos matarem o seu ente por ter demandado e voltado em forma de lobisomem e ter que morrer sete vezes até conseguir encontrar a paz

    ResponderExcluir
  25. O mito do lobisomem, trazido pelos portugueses, foi adaptado por cada região do Brasil, normalmente com fundo moral. O Ruy Mauriti era um profundo estudioso do folclore e usou isso na sua obra prima, Serafim e seus filhos. Na maior parte do Brasil, o lobisomem nasce fruto de um incesto, daí Lourenço ser o mais novo, pois era filho de sua irmã e seu pai. Filhos de dois juramentos todos dois sangrentos. Claro que se refere a união carnal de Serafim com sua mulher virgem, daí sangrento, e igualmente depois da morte dessa com sua filha Maria igualmente virgem. Certamente Lourenço era desprezado pelos seus irmãos Mané e João, por ser filho de sua irmã, e isso o tornava diferente. Inteligente, resolveu que aquela vida miserável e violenta que viviam não era pra ele e fugiu. Por causa disso, e talvez pelo medo de ter seu crime de o incesto descoberto, juntou os filhos e mataram Lourenço, que como imortal sobre certos aspectos volta mata os irmãos mas não a mãe, e persegue seu pai até sua total aniquilação. Na música que continua, As artimanhas de Lourenço, Ruy nós apresenta um Lourenço cigano que depois dos acontecimentos da primeira música, passa a vagar pelo mundo protegendo prostitutas e mendigos e sofredores, até fundar num rincão afastado uma comunidade formada por todo tipo de escluidos, talvez, como Antônio Conselheiro, tentando purgar seus pecados. Ruy Mauriti, seu trabalho nessas músicas é extraordinário. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matou a pau, essa interpretacao superou todas parabens

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Que.pena talvez seria.a.resposta mais certa !Juro que.eu queria Ver um filme dessa música !seria.record de bilheteria !

      Excluir
  27. lourenço foi morto porque era gay e os homens/pai não o aceitava

    ResponderExcluir
  28. Música idiota sem nexo algum me desculpem ..

    ResponderExcluir
  29. " Filhos de dois juramentos todos dois sangrentos em noite clarinha "
    Serafim matou as mae dos 4 filhos

    " Noite alta de silencio e lua serafim o bom pastor de casa saia "
    Serafim e lobisomem

    "dos 4 mais novo era quem dos quatro tudo sabia, resolveu deixar o bando e partir pra longe onde ninguem lhe conhecia"
    Todos sabiam da ma fama da familia na regiao, Lourenço sabia o que o pai tinha feito com as esposas e que ele era lobisomem entao foi embora pra longe pra começar tudo sozinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foram dois juramentos. Acredito que Serafim havia jurado possuir a mãe a qualquer custo e cumpre esse juramento tirando a sua virgindade à força. O segundo juramento foi feito à ela, talvez por não aceitar uma relação violenta. Sendo assim Serafim a mata.

      Excluir
  30. A letra da música diz:
    "São três machos e uma fêmea
    Por sinal, Maria
    Que com todas se parecia"
    e não:
    "São três machos e uma fêmea
    Por sinal, Maria
    Que com todos se parecia"
    Maria se parecia com "todas" e não com "todos".

    ResponderExcluir
  31. Maria não sobrevive ao parto de trigêmeos e cede o nome à filha. Daí o primeiro sangramento. Por isso Maria filha se parece com todos...
    Serafim comete incesto com a filha e nasce o único mais novo. Daí o segundo sangramento.
    Lourenço descobre tudo e decide fugir...
    Serafim mente para os outros filhos, caçam e matam o debandado.
    Fruto de um incesto e morrendo em noite de lua cheia, Lourenço revive como lombisomem, aterroriza a população e se vinga de todos.
    Poupa da morte apenas a mãe por considerar vítima do maníaco.
    Morrer 7 vezes é uma alusão ao fato de seu gatuno (bandido)

    É a minha interpretação.

    Ótima música e arrepiante estória. Me interessei porquê minha esposa tem sobrenome Serafim e meu pai é Lourenço.

    ResponderExcluir
  32. Penso que maria era mãe dos 4: 2 "casamentos", 2 virgens, um pai, 4 filhos. o Lobsomem é o resultado do incesto do pai com a mãe .

    ResponderExcluir